Enem 2018: nível de dificuldade do segundo dia

Enem 2018: ontem (11) foi o último dia de provas do exame. Os candidatos resolveram 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza – Física, Química e Biologia. Além disso, pela primeira vez na história do Enem, os participantes tiveram 30 minutos extras para resolver as provas de Ciências Exatas. Até o ano passado, o tempo máximo de resolução de prova foi de 4h30.

Nível geral do Enem 2018

Diferentemente do ano passado, o exame não teve um caráter conteudista. Pelo contrário! Segundo os nossos professores, as provas estavam até um pouco mais fáceis que as da edição de 2017. Houve alguns enunciados um pouco mais desafiadores, mas é de se esperar que algumas questões apresentem um nível maior de exigência. Mesmo assim, tais questões não eram impossíveis de serem resolvidas. 👍🏽

Matemática

Em geral, a prova de Matemática é o grande medo de muitos alunos. Porém, as questões da avaliação mantiveram a linha de raciocínio da prova do ano passado – como conta a Luanna, nossa professora de Matemática. Inclusive, matérias clássicas como Probabilidade, Análise Combinatória, Geometria Espacial e Razão e Proporção, por exemplo, marcaram presença em vários enunciados da prova. Logo, um candidato que estudou por cadernos de edições anteriores do exame tinha tudo para se sair bem no Enem 2018.

Porém, também caíram duas questões trabalhosas sobre Logaritmo, um assunto pouco querido entre os alunos. Além disso, também contamos com a presença de Matrizes, um assunto pouco abordado na história do exame, mas que apareceu em enunciados considerados fáceis de resolver.

Ciências da Natureza

Em resumo: o nível de exigência estava mais tranquilo do que o do Enem 2017. Porém, a prova de Ciências da Natureza contou com várias novidades que podem ter pego os candidatos despreparados de surpresa. Bora ver? 😬

Biologia

Vamos começar pela prova de Biologia. As questões dessa disciplina fugiram bastante do padrão. A Ecologia, que sempre foi o carro chefe do exame, perdeu a vez. No Enem 2018, quem brilhou mesmo foi a Citologia! No mais, assuntos recorrentes apareceram em peso na prova, como DNAEspeciaçãoZoologia e Funções de Organelas.

Além disso, contamos com uma questão que foi um ponto fora da curva por conta do seu enunciado. O texto de apoio ocupava quase uma página inteira do caderno de questões, o que pode ter dificultado a resolução por parte do candidato. Mas, com paciência e calma, era possível chegar à alternativa correta.

Química

De modo geral, a prova de Química estava bem elaborada. Mas, ainda assim, O Allan, professor de Química, acredita que a prova estava, sim, um pouco mais fácil do que a edição de 2017. Uma alegria para os nossos corações é que tivemos muitas questões sobre Química Orgânica no Enem 2018! Como os enunciados dessas questões é bem curtinho, isso deve ter economizado minutos valiosos de resolução de prova para os candidatos.

Assuntos interdisciplinares também caíram em peso no Enem 2018. E mais, tópicos que são recorrentes na história do exame, como PetróleoHidrólise Salina e Pilhas. Outro ponto positivo foi que só caíram duas questões de cálculo químico, que envolviam contas simples de serem resolvíveis. Mas nem tudo são flores. Houve um enunciação complicado sobre uma Reação Orgânica que, geralmente, só é abordada no Ensino Superior.

Física

Enquanto isso, na prova de Física, tivemos surpresas bem significativas. Uma das matérias que mais caem no Enem, Termologia, por exemplo, não apareceu em peso na prova. Por outro lado, EletrodinâmicaOndas e Mecânica, matérias queridinhas, bombaram no Enem 2018! Ah, e antes que a gente se esqueça, temos uma curiosidade para contar: pelo segundo ano consecutivo, tivemos uma questão falando sobre Daltonismo na parte de Física. Será que podemos contar com esse assunto para 2019? 👀

Então, é isto, guerreiros! Agora é o momento de relaxar. Depois de um ano – ou mais – de estudo, seu trabalho está concluído! O caminho foi longo até aqui, mas temos certeza que você deu o seu máximo na prova.

Conte com a gente para o que for preciso. Inclusive, se você for prestar mais algum vestibular este ano! Vamos juntos? 👊🏽

Assine nossa newsletter e receba o melhor conteúdo sobre o Planeta e o mundo do vestibular.

Ao assinar a newsletter, declaro que autorizo a utilização das minhas informações.

Publicações relacionadas

Preencha abaixo para entrarmos em contato e agendarmos sua entrevista